Todo apoio à Chapa 1 nas eleições dos bancários do Maranhão

Entre os dias 22 e 24/05, ocorrerão as eleições para a direção do sindicato dos bancários do MA, um dos mais combativos e de luta do país. A Chapa 1 representa a atual gestão, democrática, combativa e que nunca deixou de lutar em nenhum dos governos que já passaram pelo país e pelo Maranhão, e que sempre atacaram os trabalhadores, independente do partido.

Sem categoria - 15 de maio de 2018

Entre os dias 22 e 24/05, ocorrerão as eleições para a direção do sindicato dos bancários do MA, um dos mais combativos e de luta do país. A Chapa 1 representa a atual gestão, democrática, combativa e que nunca deixou de lutar em nenhum dos governos que já passaram pelo país e pelo Maranhão, e que sempre atacaram os trabalhadores, independente do partido. A Chapa 2 é a chapa da Contraf/CUT e CTB, e representa tudo o que os bancários não precisam à frente de suas entidades. A Contraf/CUT e CTB, ou seja, a Chapa 2, são responsáveis, entre outras coisas, pela traição sucessiva de greves ao longo de todos os 13 anos de governos do PT, em que o próprio Banco do Maranhão foi privatizado, indo parar nas mãos do Bradesco durante o governo Lula.

A Chapa 2 é daqueles que fizeram o acordo bienal em 2016, e que significou um cheque em branco para os governos e os banqueiros massacrarem os trabalhadores. A onda de demissões de bancários, o fechamento em massa de agências e a perda de milhares de funções, com a respectiva redução de salários, é obra deste acordo de 2 anos, que impediu que houvesse Greve e luta em 2017. A Contraf/CUT e CTB, que montou a Chapa 2, passou 13 anos de braços cruzados diante da destruição de direitos trabalhistas e do rebaixamento do poder aquisitivo dos bancários e, quando se imaginava que lutaria a valer depois da derrubada de Dilma e da posse de seu vice, Michel Temer, foi ainda mais pelega e aceitou um péssimo acordo salarial, com perda real e sem nenhuma conquista da pauta de reivindicações, e ainda foi mais longe: entregou a Temer e à Febraban uma trégua de 2 anos para que fizessem o que bem entendessem. O resultado é o sucateamento das condições de trabalho, o empobrecimento da categoria e a ameaça ao emprego.

Por sermos contra o retrocesso e a volta destes grupos envolvidos em escândalos de corrupção sindical e que sempre atuaram contra os trabalhadores, e por defendermos uma luta de verdade neste e nos próximos anos, com uma greve forte que garanta nossas conquistas e demandas, apoiamos o trabalho sério e de base feito pela atual diretoria do SEEB-MA, uma das poucas  que faz do sindicato uma ferramenta de resistência e ação, e não de cabide de emprego, trampolim eleitoral e como meio de vida, como são as entidades dirigidas pela Contraf/CUT e CTB.

TODO APOIO À CHAPA 1! Avançar e não retroceder!