Os trabalhadores do Haiti seguem em luta para derrubar o presidente Jovenel Moise, líder de um governo antidemocrático, pró-imperialaista e que está reprimindo violentamente os protestos populares nas ruas. Abaixo, por intermédio do camarada do MRS na República Dominicana, Hugo Cedeño, reproduzimos um comunicado conjunto assinado por uma série de organizações deste país, país vizinho ao Haiti, exigindo Fora Jovenel.

FORA JOVENEL MOISE, JUNTO COM OS PAÍSES E ORGANISMOS INTERNACIONAIS COLONIALISTAS E IMPERIALISTAS QUE ASFIXIAM O HAITI Santo Domingo, RD. 15 de abril de 2021. Devido ao crescimento da violência, dos sequestros e da convocação de uma “greve geral” na irmã República do Haiti, chamada HOJE, inicialmente pela Igreja Católica e totalmente apoiada pela oposição […]

Internacional - 18 de abril de 2021

FORA JOVENEL MOISE, JUNTO COM OS PAÍSES E ORGANISMOS INTERNACIONAIS COLONIALISTAS E IMPERIALISTAS QUE ASFIXIAM O HAITI

Santo Domingo, RD. 15 de abril de 2021.

Devido ao crescimento da violência, dos sequestros e da convocação de uma “greve geral” na irmã República do Haiti, chamada HOJE, inicialmente pela Igreja Católica e totalmente apoiada pela oposição e boa parte dos setores econômicos; nós, organizações populares e partidos políticos da República Dominicana, continuamos a levantar a voz do povo haitiano que exige a saída da presidência da República, do ditador Jovenel Moïse, um representante político dos países colonialistas que o apoiam.

Que os países colonialistas e imperialistas tirem as mãos e os pés do Haiti. Exigimos o fim da interferência em seus assuntos internos, que acabe a intervenção em seu território e as imposições por parte da ONU, da OEA e do chamado CoreGroup, composto por EUA, Canadá, França, Alemanha, Espanha e União Europeia.

É uma violação do Direito Internacional à soberania e independência do Haiti que técnicos da OEA, em conchavo com a ONU, estejam elaborando uma Constituição ilegal para o Haiti, feita sob medida para os interesses dos Estados Unidos, para ser aprovada por um referendo inconstitucional no próximo dia 27 de junho, independentemente do repúdio absoluto do povo haitiano.

Denunciamos o crescimento da violência estatal e dos sequestros por gangues que as pessoas denunciam serem armadas e financiadas por Jovenel Moïse e pelos Estados Unidos, para continuar usurpando o poder pela força.

Apelamos ao povo dominicano para que mostre solidariedade com as justas exigências do povo haitiano.

Fora Jovenel Moise! Fora ONU e OEA/Almagro do Haiti!

Fora CoreGroup do Haiti! Que o Haiti decida! Justiça Social para o Haiti!

Asamblea de los Pueblos del Caribe -Capítulo RD- / Partido Comunista del Trabajo -PCT- / Movimiento Popular Dominicano -MPD- / Fuerza de la Revolución  / Movimiento Rebelde  / Frente Estudiantil Flavio Suero, FEFLAS / FENATRANO / Frente Amplio / Acción Afro-Dominicana / Fundación La Negreta / Agenda Solidaridad / Prof. Pastor de la Rosa, Sec. de Asuntos Gremiales de  FAPROUASD / Fundación Jesús en Ti Confío / Comité Dominicano de los Derechos Humanos -CDDH- / Movimiento por la Salvación de la  República -MSR- / Movimiento Mocano de Solidaridad con los Pueblos / Fuerza Juvenil Dominicana (FJD)  / Bloque Popular Jesús Adón / Corriente Magisterial Juan Pablo Duarte / Red Urbano Popular/ Periódico Trinchera / Comisión Nacional de los Derechos Humanos, CNDH / Movimiento de Mujeres Trabajadoras, MMT / Frente Universitario de Renovación (FUR) / Juventud Caribe / Ligas Populares (LP) / Liga Internacional de los Pueblos, Cap. RD / Movimiento Patria Para Todas y Todos