O lugar de Lula é na cadeia! Prisão para todos os corruptos e corruptores!

Enfim, depois de dezenas de acusações, testemunhos comprobatórios, confissões de comparsas, vídeos, áudios, cuecas com dinheiro, imóveis e milhões apropriados em causa própria, Lula foi condenado a 12 anos em 2ª instância, e já poderia estar preso! A impunidade que caracteriza as penas no Brasil, e que ainda mantém milhares de corruptos livres, ainda beneficia Lula, que, se fosse um pobre ou trabalhador que tivesse roubado um quilo de carne, já estaria na cadeia. Mas, ao menos, depois das prisões de Maluf, Cabral, Cunha e outros corruptos, está condenado mais uma ladrão – que foi chefe de todos eles por muito tempo.

Nacional - 27 de janeiro de 2018

Enfim, depois de dezenas de acusações, testemunhos comprobatórios, confissões de comparsas, vídeos, áudios, cuecas com dinheiro, imóveis e milhões apropriados em causa própria, Lula foi condenado a 12 anos em 2ª instância, e já poderia estar preso! A impunidade que caracteriza as penas no Brasil, e que ainda mantém milhares de corruptos livres, ainda beneficia Lula, que, se fosse um pobre ou trabalhador que tivesse roubado um quilo de carne, já estaria na cadeia. Mas, ao menos, depois das prisões de Maluf, Cabral, Cunha e outros corruptos, está condenado mais uma ladrão – que foi chefe de todos eles por muito tempo.

Este é o 1º de muitos julgamentos que ainda assombram o “Brahma” ou “amigo” como já foi descrito nos esquemas de corrupção que chefiou. Mas, após já ter sido condenado em 1ª instância por roubar o país em benefício da empreiteira OAS, e ganhar um tríplex milionário em retribuição, a sua queda já começou e Lula teve sua sentença confirmada e sua pena aumentada em 2ª instância.

Por unanimidade, a 8ª Turma do Tribunal Regional Federal (TRF-4) decidiu no dia 24/01 que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é culpado no caso tríplex investigado pela Operação Lava Jato. O relator do recurso do petista, desembargador João Pedro Gebran Neto, votou pela manutenção da sentença do juiz Sérgio Moro e sugeriu o aumento da pena para 12 anos e 1 mês de prisão. O voto foi integralmente acompanhado pelo revisor do processo, desembargador Leandro Paulsen e também pelo desembargador Victor Laus. 3X0, numa decisão que deixou os petistas com saudades de Moro, que, agora, viu-se que pegou leve e foi complacente com os crimes de Lula!

Já não poderia haver dúvidas que Lula era o comandante da quadrilha que assaltou o Brasil por mais de uma década, e que se manteve com Dilma e agora com Temer. Quem governou em acordo com Maluf, Renan, Collor, Meirelles, Padilha, Jucá, Geddel, Cabral, Eduardo Paes, Cunha e Sarney, e chefiou Palocci, André Vargas, Genoíno, José Dirceu, Delcídio Amaral, Silvio Pereira e Delúbio Soares, para citar apenas um punhado das centenas de criminosos e mafiosos que participaram dos esquemas de corrupção junto com Lula, nunca poderia ser inocente.

Para quem ainda pudesse ter alguma ilusão destas, as provas poderiam encher vários caminhões. Aliás, só em artigos, presentes, joias, objetos de arte e móveis da presidência roubados e apropriados indevidamente por Lula já seriam enchidos vários contêineres. Mas isso são os “centavos” da corrupção. Como confessou Palocci, braço direito de Lula por mais de uma década, coordenador de suas campanhas e ministro todo-poderoso de seus mandatos, o pacote de Lula, apenas com a Odebrecht, foi de R$ 300 milhões!

São muitos tríplex, sítios, terrenos e contas milionárias repassados não apenas pela OAS e Odebrecht, mas por todos os burgueses que enriqueceram nos mandatos do PT, às custas de roubar o orçamento público e distribuir propinas como comissão. Lula foi condenado não apenas por ganhar um imóvel milionário por ser bandido, mas porque este “presente” veio como contrapartida de centenas de milhões desviados da saúde, educação, segurança, moradia, transporte, em contratos superfaturados feitos por Lula sob encomenda para a OAS, e dos quais há farta comprovação, com planilhas, e-mails, confissões, testemunhas, áudios e o que mais poderia haver demonstrando a corrupção desenfreada em benefício desta empreiteira que deu milhões a Lula, Dilma e também ao PT como um todo, por Caixa 1 e por Caixa 2.

Prisão com uma infinidade de provas!

Um dos argumentos mais frágeis e claramente ignorante a respeito da condenação de Lula é dizer que ele foi feito sem provas. Em 1º lugar, quem afirma isto considera que quem deve avaliar se existe ou não provas? Eles mesmos? Na democracia burguesa, quem determina se há ou não provas é o sistema judiciário. Não concordamos com isso (e apenas nós, os marxistas revolucionários, não concordamos e denunciamos esta Justiça como burguesa), mas é o que o PT e o PSOL, por exemplo, sempre defenderam. Tudo é proposto, por eles, que seja resolvido pela Justiça. Com ações junto ao Ministério Público. Praticamente resumem seus pleitos a proposições parlamentares e a ações judiciais! Ora, o MP e a Justiça analisaram e foram categóricos: há provas que Lula é corrupto! O MP, supostamente representando a “sociedade civil” pediu a prisão. De uma hora para a outra, o MP, de órgão salvador da Pátria passou a ser execrado. O juiz Sérgio Moro ouviu a defesa, cumpriu, com excessos até, todas as garantias de contraditório, e constatou que havia provas. Condenou Lula por muito menos tempo e por muito menos acusações do que pediu o MP. Moro quebrou o galho de Lula e mostrou que protegeu o criminoso! Mesmo assim, foi considerado o diabo na Terra e o culpado dos males do mundo. Aí, o PT alardeou aos 4 ventos que o TRF faria justiça, que confiava no julgamento em 2ª instância… Que até esta instância, não se poderia considerar Lula culpado e “ficha suja” como os demais. Foi condenado outra vez! Por unanimidade! E com a correção de pena, que Moro tinha puxado para o mais baixo que pôde, para mais 3 anos. Mesmo assim, não correspondeu ao que o “eternamente saudado MP” havia pedido originalmente.

Mas e as provas? Ora, são tantas que é difícil saber por onde começar. Há planilhas da Odebrecht com repasses a Lula. Há visitas desmentidas e depois desmascaradas de Lula e Marisa ao tríplex. Há e-mails e telefonemas comprovando as reformas feitas ao gosto do presidente, um operário por poucos anos de sua vida, burocrata traidor por 2 décadas e um burguês milionário desde então. Uma pessoa que falou (em público!) que nem poderia ser o dono do tríplex de luxo, milionário, pois era muito pequeno para ele… E tem a confissão de Leo Pinheiro, o pagador da propina pela OAS. Tem até parte do dinheiro roubado devolvido!

Nos demais casos, tem recibo falsificado de “aluguel” de Lula de 30 de fevereiro. Não é nem do dia 29, que poderia existir num ano bissexto… Tem dona de loja de material de construção dizendo que as compras eram para Lula. Tem fornecedor que vendeu a Lula. Tem engenheiro que fez projeto e era cobrado para concluir as obras rápido por serem para Lula. Tem porteiro que confirma, tem dado bancário que confirma, tem ligações telefônicas que confirma, tem dezenas de testemunhas, tem o dinheiro rastreado e, principalmente, tem os contratos ganhos pela OAS, já demonstrados como superfaturados! Um petista ou pessolista tem a dura tarefa de tentar mostrar que a OAS é mesmo desonesta e roubou (e por isso seus depoimentos não valem), mas ela roubou sem dar nada em troca e que Lula deixou roubar sem saber de nada. É uma estupidez tão grande que esta discussão sai do terreno político, pois partidos como o PSOL, e grupos como o MRT afundam num lamaçal moral de mentiras, traição aos trabalhadores roubados e golpe contra a inteligência do povo ao fazerem este tipo de argumentação desvairada e desonesta.

Todos os dias, pessoas são condenadas com muito menos provas do que as que existem fartamente contra Lula, em cada um de seus processos. O assassino e feminicida ex-goleiro Bruno, por exemplo, foi condenado sem haver nenhum e-mail que sugira a morte de Eliza Samudio. Não há aúdios, não há vídeos. Não há contas bancárias. Não há confissão de ninguém. Não havia nenhuma testemunha quando foi preso. E não há sequer o corpo! Tanto que ele, do alto de sua sociopatia, alega que ela ainda deve estar viva. Mas este tipo de alegação que repugna qualquer pessoa que consegue comprovar que os indícios não deixam dúvidas sobre ser Bruno um assassino cruel e que merece a cadeia, são usados por criminosos o tempo todo.

As ditaduras mundo afora ainda negam assassinatos de milhares de ativistas, pois, afinal, ainda estão apenas “desaparecidos”. A PM do Rio alegava que Amarildo poderia estar em qualquer lugar, sumido, antes de acharem seu corpo carbonizado e com marcas de tortura. O presidente argentino Maurício Macri, responsável pela morte do militante Santiago Maldonado, alegava o mesmo, quando sua própria polícia tinha desaparecido com o corpo. Idem com os 43 estudantes mortos pela polícia de Peña Nieto no México, ao saírem da escola em Ayotzinapa, e que ainda são “desaparecidos” pela lógica dos criminosos. Maluf, por sua vez, mesmo enfim preso, também sempre negou ter roubado qualquer coisa. Chegava a debochar, dizendo que se alguém achasse dinheiro roubado por ele, poderia pegar para si.

Quando os petistas, pessolistas e demais ativistas, alguns de boa vontade, alegam não haver provas contra Lula, esperando que houvesse talvez um vídeo dele sorrindo com dinheiro na cueca e contando que roubou, demonstram uma solidariedade com um criminoso, seu bandido de estimação, que ele nunca teve com os presos políticos por lutar nos seus governos, nem com os idosos sem atendimento nas filas de hospitais, as mães sem ter com quem deixar seus filhos sem creche, os aposentados atingidos por sua reforma da Previdência e tantos milhões de trabalhadores que Lula prejudicou impiedosamente, sem direito à defesa ou advogados caríssimos, sem tríplex e sem mesmo ter teto, muitas vezes, e que são as vítimas da corrupção da OAS, Odebrecht, Eike batista, JBS, Bradesco e tantos outros que roubaram o Brasil junto com Lula e seus comparsas, muitos deles já na cadeia hoje em dia.

Lula é ladrão, seu patrimônio mostra isso, a riqueza de seus filhos que nunca trabalharam mostra isso, o enriquecimento ilícito de todos com quem governou, a transformação de seu grupo em burgueses e as campanhas bilionárias, com o dono da gráfica, os marqueteiros que conduziam as campanhas e todos os coordenadores da mesma admitindo que era irrigada por corrupção, não deixam dúvidas disso! O que falta agora é prender Lula! Como outros criminosos do colarinho branco já estão presos e muitos outros ainda precisam ser.

Além desse processo sobre o tríplex, Lula responde ainda a outras seis ações penais, sendo quatro na Justiça Federal em Brasília e outras duas com o próprio juiz Sérgio Moro em Curitiba. No Paraná, é réu em ações sobre propina da Odebrecht mediante à compra de um terreno para o Instituto Lula e de um apartamento em São Bernardo do Campo (SP), e sobre o sítio em Atibaia (SP). No DF, por crime de tráfico de influência no BNDES para favorecer a Odebrecht, por suposta tentativa de obstrução à Justiça no episódio que levou o ex-senador Delcídio do Amaral à prisão, por tráfico de influência na compra de caças suecos da Saab e por ter favorecido montadoras com a edição de medida provisória em 2009. É culpado por todas as acusações e deve ser preso por cada uma delas.

Seu maior crime, no entanto, ainda é mais grave. Foi ter governado para a burguesia e para o imperialismo por 8 anos, e coordenado o governo de Dilma por mais 5 anos com esta mesma postura. Nestes 13 anos, entregaram o pré-sal brasileiro, dando a Área de Libra, a maior riqueza já encontrada no país, a preço de banana. Venderam bancos públicos, poços de petróleo e gás, aeroportos, portos, estradas e ferrovias. Retiraram direitos do funcionalismo público, de viúvas do INSS, de quem ganha o abono do PIS, de quem saca o seguro-desemprego… Cortaram quase 500 bilhões do orçamento social, incentivaram o massacre de índios, quilombolas e negros na periferia. Mantiveram as mulheres proibidas e ameaçadas de decidir sobre seu corpo, paralisaram a reforma agrária, nunca fizeram reforma urbana, nunca diminuíram a jornada de trabalho, aprovaram um Código Florestal que destrói nosso meio ambiente. Lula, sob todos os aspectos foi um desastre e um inimigo em tempo integral dos trabalhadores. Teve um governo burguês, neoliberal, privatista e que invadiu o Haiti e fez o que o imperialismo quis em mais de uma década.

É um inimigo da classe trabalhadora e corrupto, e os revolucionários exigem sua prisão! O lugar de Lula é na cadeia!

O papel da Justiça e das instituições

A falta de coerência dos petistas é tão grande que denunciam a mesma Justiça em que se apoiaram por mais de 13 anos e a quem ainda sempre recorrem quando lhes convém. Assim como foram mestres em coligações com todo tipo de criminoso no Congresso Nacional, se aliando ao que existe de pior, mas de direita e reacionário, para depois dizer que este congresso não poderia ter afastado Dilma; o PT chama de golpe uma decisão judicial das instâncias que sempre defendeu e a quem sempre apelou.

É uma hipocrisia enorme pois foi o PT quem colocou na cadeia o jovem Rafael Braga, preso nas manifestações de 2013 por “portar pinho sol” na mochila, assim como por criminalizar incontáveis movimentos sociais, greves e lutas em geral. O PT criou a Força Nacional e foi o precursor de colocar o exército nas ruas, para combater manifestações contra a Copa. De medida autoritária em medida autoritária, o PT também instrumentalizou a Justiça, que decretou como ilegais greves de caminhoneiros, de professores, de Correios… O PT usou a Justiça para obter reintegração de posse de imóveis e terras ocupados por quem não tem onde morar ou onde plantar. Usou a Justiça para processar estudantes e contra mulheres que abortaram. Além das vezes em que, acionado na Justiça, por não pagar salários, não garantir direitos a horas-extras, a vale-alimentação e promoções a empregados públicos ou de estatais; ou por não garantir tratamento de saúde; ou por inúmeros outros descumprimentos da Constituição; os governos do PT (como todos os demais) sempre usou a Justiça -e ganhou as causas – para não cumprir com suas obrigações.

Então chega a ser cômico e trágico, ao mesmo tempo, que o PT, agora, se rebele contra a Justiça que manipulou e controlou portanto tempo, cuja instância máxima, o STF, teve a maioria dos seus ministros indicados por ele mesmo.

Sobre o STF, é bom lembrar que o PT, que teve o tribunal na sua mão por alguns anos, depois considerou ele como “golpista” ao julgar os crimes do mensalão. Na época, o “inimigo nacional” do PT não era Moro, e sim Joaquim Barbosa… Mas aí veio o impeachment, votado pela Câmara e pelo Senado (que de casas controladas viraram golpistas também). No impeachment, o STF voltou a salvar Dilma, através da manobra feita por Ricardo Levandowski, que permitiu que Dilma, mesmo cassada, mantivesse seus direitos políticos, o que, isso sim, foi um golpe inconstitucional.

Eis que, agora, o STF que era “golpista” é a nova tábua de salvação dos petistas. Além de tentarem se esconder no tribunal que julga os políticos com “foro privilegiado”, os petistas agora imploram ao STF para tentar cancelar a condenação de Lula em 1ª e em 2ª instância. Aliás, antes do julgamento em si de Lula no tribunal, o PT mexe seus pauzinhos com seus ministros no STF para que o tribunal mude a lei que hoje exige que os condenados em 2ª instância sejam presos. É um escândalo: o PT tenta dar um golpe para que Lula, um corrupto 2 vezes condenado, fique solto, às custas de mudar toda a lei, que já levou milhões de pessoas à cadeia, mas não é executada no caso do chefe da quadrilha do mensalão, petrolão e outros tantos esquemas!

Não por acaso, o PT não fez nada para que Aécio fosse preso. Ao contrário, votou no Congresso contra a prisão do senador do PSDB, como queria a Justiça. Porque Lula e Aécio são farinhas do mesmo saco, e, mesmo condenado, Lula segue livre, como o tucano. Os dois partidos estão juntos na defesa da impunidade.

A situação fica ainda mais ridícula quando o PSOL, fiel escudeiro e defensor fanático de Dilma até o último segundo, e da impunidade de Lula em todas as ocasiões, assume a linha de frente para que a condenação de Lula em 2ª instância não apenas não o leve à cadeia (o que acontece com todos os mortais e até mesmo com todos os demais políticos corruptos), mas que não lhe impeça de concorrer. Ora, Lula é oficialmente um “ficha suja”, e o PSOL só falou disso como proposta de mudança na política nos últimos ano. Tal como um mantra, o PSOL só repetia lemas pequeno-burgueses, acerca de ética na política, limpar as instituições capitalistas e, o eixo máximo, garantir que os políticos sejam “fichas limpas”. Agora, exigem a candidatura de Lula, ficha sujíssima, para que as eleições não sejam uma fraude. Ora… As eleições são e sempre foram uma fraude. Que o PSOL nunca denunciou e na qual ele se locupleta! Mas impedir de concorrer um condenado por corrupção, que deveria estar na cadeia, é o mínimo de decência que se pode exigir das eleições, até mesmo sem ter nenhuma ilusão nelas. Se além dos corruptos em liberdade e sem condenação, também puderem concorrer os que estão na cadeia ou duplamente condenados, aí o mundo deveria se acabar de uma vez…

Abaixo o tratamento privilegiado e a liberdade seletiva para Lula. É preciso prender todos!

Lula havia sido condenado na primeira instância a cumprir 9 anos e 6 meses de prisão por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, ao usar a OAS como proprietária laranja do tríplex 164-A do Condomínio Solaris, no Guarujá (SP). Aliás, tal como fez com o sítio em Atibaia, colocado no nome do filho de seu melhor amigo, que nunca esteve no sítio, onde só há pertences pessoais de Lula, que se registrou mais de 100 vezes na propriedade. A Justiça comprovou que a compra e reforma do triplex foram oferecidas pela construtora OAS ao ex-presidente e representaram vantagem indevida no valor de R$ 2,4 milhões.

Ao manter Lula ainda em liberdade, a Justiça mostra que é mesmo parcial, a serviço dos ricos e corruptos! O PT fala que é injustiçado ou perseguido. Além da impunidade de seus principais líderes e a facilidade com que roubaram dezenas de bilhões por tanto tempo demonstrar a falsidade deste argumento, agora fica evidenciado que é Lula quem tem tratamento privilegiado.

O petista só deverá começar a cumprir sua pena, ou seja, ser preso, após o esgotamento dos recursos junto ao Tribunal de Porto Alegre. Nesse meio tempo, existe a possibilidade de o Supremo Tribunal Federal (STF) reanalisar sua posição em determinar que o cumprimento de penas deve ocorrer já após a condenação em segunda instância…

Se fosse qualquer pobre, antes mesmo de haver o 1º julgamento e até mesmo antes de haver uma acusação formal, ele já estaria preso. Amontoado com mais um monte de gente e sob condições desumanas. Lula pode responder em liberdade por todos seus crimes. Enrolou a Justiça o máximo possível, até que, finalmente foi julgado. Foi condenado. Recorreu ainda em liberdade. Foi condenado outra vez. Basta! Lula precisa ser preso!

É a cadeia o lugar para Lula e para os demais membros da quadrilha do PT: Dilma, Gleise Hoffmann, Paulo Bernardo, José Dirceu, Genuíno, Palocci, André Vargas, Delcídio, Pimentel, Haddad, etc. Assim como é lá o lugar da quadrilha do PMDB: Temer, Padilha, Sarney, Jucá, Geddel, Cunha, Eunício, Henrique Alves, Pezão, Cabral, etc. O mesmo com a quadrilha do PSDB: FHC, Aécio, Alckminn, Serra, Yeda Crusius, etc. E assim por diante. Muitos destes corruptos e de outros partidos já estão ou estiveram na cadeia. Outros estão livres, é verdade. O que não significa que os que estão presos devam ser soltos ou que não se prenda mais nenhum deles que seja condenado. É o oposto! Tem que manter presos e voltar a prender ou prender pela 1ª vez todos os que já foram condenados. E condenar e prender todos os demais. Sem bandido de estimação. Sem hipocrisia e submissão à corrupção “ladrões progressivos”

PSOL e seus satélites são a vergonha da esquerda

A posição do PSOL e dos seus satélites, como o MRT, é uma absoluta vergonha para a esquerda brasileira. Um partido com um programa burguês, cujo mote sempre foi a luta contra a corrupção e a defesa de eleições e candidatos “limpos” adere ao fisiologismo mais grotesco e passa de mala e cuia à defesa do quadrilhão do PT. Teriam que fazer o mesmo em relação a Cabral, Cunha, Garotinho e tantos outros que exigiram que fosse presos, e que estão na mesma situação que Lula.

A defesa da liberdade de um corrupto burguês, como Lula, é o fim da linha de organizações que já haviam se rendido ao petismo e ao governismo quando se recusaram a chamar a derrubada de Dilma, e ainda por cima se mobilizaram pela defesa deste governo neoliberal. Até hoje, PSOL (com grupos como o MES e o MAIS na chefia), MRT e outros grupos ainda chamam de golpe ao movimento feito pelo Congresso Nacional e pelo Judiciário, seguindo cada uma das leis burgueses que estes grupos apoiam normalmente. Chamam de golpe, e agora repetem o termo acerca da condenação de Lula, pois tudo para eles é golpe se for contra seu partido-chefe, diante de quem rastejam e do qual vivem das sobras: o PT.

Derrubar Temer e as reformas. Construir a revolução nas ruas

Os trabalhadores têm um desafio neste ano: lutar! Lutar nas ruas, por meio da ação direta, contra as reformas de Temer e dos governos estaduais (que aplicam as mesmas medidas, do PSDB e PMDB ao PT e PCdoB). Os trabalhadores não terão candidatos nas eleições.

Nem Lula nem Gulherme Boulos, nem Ciro Gomes, nem Luciana Genro. Nenhum representa uma alternativa séria contra o capitalismo. Nenhum assume a luta pelo não pagamento da dívida pública, pela legalização do direito ao aborto, pela estatização sem indenização do sistema financeiro e das grandes empresas, pelo fim da PM, etc.

Nenhum deles é capaz de romper com o capitalismo e, ao governar por dentro do Estado burguês, seriam ainda piores que o Syrisa na Grécia. Este partido, tido como de “extrema esquerda” antes de eleito, manteve todos os ataques neoliberais dos governos anteriores, e ainda promoveu congelamento de salários, demissões, privatizações e uma nova Reforma da Previdência.

A lição que a História já cansou de dar é que não se pode administrar o Estado burguês sem administrar o capitalismo e governar para a burguesia e contra os trabalhadores.

Fora Lula das eleições e cadeia para ele. Mas Fora Temer do governo e cadeia também! Fora todo o Congresso corrupto e o Judiciário! Fora Todos! Por um governo revolucionário dos trabalhadores. Construído desde as organizações de base da classe trabalhadora, por comitês populares, de bairro, fábrica, empresa e locais de estudo.